5 de agosto de 2012

Tipos de Texto

O texto é classificado, primeiramente, segundo seu interesse junto ao receptor; ou seja, de acordo com a intencionalidade nele expressa.

Assim sendo, o texto pode ser:

 • Diretivo;

 Expressivo;

 Informativo.

TEXTO DIRETIVO


O texto diretivo age sobre o comportamento do receptor, conduzindo-o à adoção de uma idéia ou à execução de uma ação; pode manifestar-se através de ordens diretas ou de mensagens subjetivas. São exemplos de texto diretivo a bula de remédio, as leis, os livros de auto-ajuda, etc.

Um exemplo de texto diretivo é o conto Sono Pesado, de Cláudio Teba, que você pode ler logo abaixo.


SONO PESADO

    (Cláudio Teba)



Toca o despertador
e meu pai vem me chamar:
- Levanta, filho, levanta,
Tá na hora de acordar. 

 Uma coisa, no entanto,
impede que eu me levante:
Sentado nas minhas costas,
há um enorme elefante.


Ele tem essa mania,
todo dia vem aqui.
Senta em cima de mim,
e começa a ler gibi.


O sono, que estava bom,
fica ainda mais pesado.
Como eu posso levantar
com o bichão aí sentado?


O meu pai não vê o bicho,
deve estar ruim da vista.
Podia me deixar dormindo,
enquanto ia ao oculista...


Espera um pouco, papai...
Não precisa ser agora.
Daqui a cinco minutos,
o elefante vai embora...


Mas meu pai insiste tanto,
que eu levanto, carrancudo.
Vou pra escola, que remédio,
com o bicho nas costas e tudo.

 


 

TEXTO EXPRESSIVO


O texto expressivo age sobre as emoções do receptor, sendo produzido a partir dos sentimentos do emissor. Mais do que informar, busca compartilhar a estrutura emocional em que se apoiava o emissor no momento da escrita.

Esse tipo de texto é predominante nos meios literários e a poesia é uma de suas manifestações mais fortes. São exemplos de texto expressivo a crônica, a poesia, etc.

Para compreender melhor o que é uma produção “a partir dos sentimentos do emissor”, vamos ler o poema Canção, de Cecília Meireles:


      Canção

(Cecília Meireles)


Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar


Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.


O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio…


Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.


Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.


 

TEXTO INFORMATIVO


O texto informativo age sobre o conhecimento do receptor, ampliando-o através do compartilhamento de informações. Seu objetivo é orientar o receptor quanto a algo, aborda conteúdos que abrangem desde fatos (acontecimentos) e pessoas e coisas. Está presente em todos os segmentos civilizacionais e sua importância assume proporções infindáveis devido a fatores como a globalização. São exemplos de texto informativo o jornal, a bula de remédio, o livro didático e até mesmo o Plano de Ensino.


 Exemplo de Texto Informativo:

DIRETORES DE ESCOLAR AMERICANAS VÊM A PE PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS


Eles visitarão cinco escolas e participarão de seminário no estado.

Visita faz parte de agenda de intercâmbio do Prêmio Gestão Escolar.


Dois diretores de escolas públicas dos Estados Unidos vão visitar cinco escolas públicas em Pernambuco a partir de segunda (6), além de participar de seminários e debates com o secretário estadual de Educação Anderson Gomes, e os secretários executivos Ana Selva, Margareth Zaponi e Paulo Dutra.

A visita faz parte das atividades do Prêmio Gestão Escolar e é fruto de uma agenda de intercâmbio promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco e o Consulado Norte-Americano. As experiências pedagógicas serão trocadas em um seminário realizado na quinta-feira (9).

A agenda dos norte-americanos inclui uma visita à Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Frederico do Rego Maciel, em Camaragibe, na segunda-feira (6). Na terça-feira (7),será a vez do Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira,destaque de Pernambuco na última edição do PGE, e a Escola Estadual Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro. Na quarta-feira (8), as visitas serão os centros de ensino Nóbrega e o Porto Digital, no Recife.

Fonte: G1 (http://g1.globo.com/)


 

Referências Bibliográficas

AMARAL, Emília. et. all. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. Vol. 1. São Paulo: FTD, 1997.

AMARAL, Emília. et. all. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. Vol. 2. São Paulo: FTD, 1997.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2006.

CÂNDIDO, Antônio. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.

D’ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto I. São Paulo: Ática, 1995.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons e ritmos. São Paulo: Ática, 2007.

MOISÉS, M. A criação literária: prosa I. São Paulo: Cultrix, 2003.

 _________. A criação literária: poesia. São Paulo: Cultrix, 1998. 

Print Friendly and PDF

0 comentários:

Enviar um comentário