5 de janeiro de 2013

Classes de Palavras - Introdução


Existem na língua portuguesa dez diferentes tipos de palavras, ou seja, dez classes de palavras (ou classes gramaticais). Observe abaixo os elementos pertencentes a essa classe e suas respectivas descrições.

Classe Gramatical
Finalidade Básica
1. Substantivo
Dar nome aos seres.
2. Adjetivo
Atribuir características.
3. Artigo
Anteceder o substantivo para determiná-lo de modo exato (definido) ou vago (indefinido).
4. Numeral
Indicar quantidades.
5. Pronome
Substituir ou acompanhar o substantivo.
6. Verbo
Indicar ação, estado, fenômeno
7. Advérbio
Modificar o verbo, indicando circunstâncias (modo, tempo, lugar, negação, etc.).
8. Preposição
Ligar palavras.
9. Conjunção
Ligar orações.
10. Interjeição
Exprimir emoções e sentimentos súbitos.


Atente para o fato de que a palavra, dependendo do modo como combinar-se a outras palavras, pode sofrer alterações em sua classe gramatical. Sua classificação está sujeita, portanto, à relação que se estabelece entre ela e as demais palavras da frase. Algumas classes gramaticais são constituídas por palavras que podem ser flexionadas, isto é, ter sua forma modificada. Outras se constituem de palavras cuja forma é fixa. Assim, temos:

• Palavras Variáveis – palavras que podem ter sua forma flexionada para expressar determinados aspectos gramaticais, tais como: feminino, plural, diminutivo, tempo, etc.

Palavra
Flexões

Aluno
/s/
Aluno
Alun
/a/

Alun
/inho/



• Palavras Invariáveis – palavras que não admitem flexão em sua forma.



Palavra
Flexões

Eu parti cedo
Cedo
Eles partiram cedo

Nós partiremos cedo



Considerando este critério de avaliação, as Classes Gramaticais são divididas em dois grupos, as variáveis e as invariáveis, conforme a tabela ao lado.

Variáveis
Invariáveis

1. Substantivo
2. Adjetivo
3. Artigo
4. Numeral
5. Pronome
6. Verbo

7. Advérbio
8. Preposição
9. Conjunção
10. Interjeição



















Referências Bibliográficas
AMARAL, Emília et.al. Novas Palavras, Literatura, Gramática, Redação e Leitura. 2° Grau. Editora FTD. São Paulo. 1997.
BENTES, Anna Christina e Mussalim, Fernanda (org.). Introdução À Linguística, Domínios E Fronteiras. 6ª edição. Editora Cortez. São Paulo. 2006.
CARONE, Flávia de Barros. Morfossintaxe. 9ª edição. Editora Parma. São Paulo. 2004.
CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática Reflexiva. Texto, Semântica E Interação. Editora Atual. São Paulo. 2005.
FARACO e MOURA. Gramática. Editora Ática. São Paulo. 1998.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Eletrônico versão 5.12. Positivo Informática: 2004.
FERREIRA, Mauro. Aprender E Praticar Gramática. 2° Grau. Editora FTD. São Paulo. 1992.
JÚNIOR, Joaquim Mattoso Câmara. Estrutura Da Língua Portuguesa. 37ª edição. Editora Vozes. Rio de Janeiro, 2005.
KOCH, Ingedore Villaça. Linguística Aplicada Ao Português: Morfologia. 15ª edição. Editora Cortez. São Paulo. 2005.MACAMBIRA, José Rebouças. Português Estrutural. 4ª edição. Editora Pioneira. São Paulo. 1998.
PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neuza Terezinha. Gramática, Teoria e Exercícios. Editora FDT. São Paulo. 1996.
ROSA, Maria Carlota. Introdução À Morfologia. Editora Contexto. São Paulo. 2005.





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