24 de julho de 2012

O que é texto?


“Texto” é o que se obtém ao expor idéias ordenadamente, correlacionando-as de modo que haja coerência; com isso, possibilita-se ao receptor compreender a informação transmitida pelo emissor, e não apenas lê-la a esmo.

Para tanto, toda e qualquer Produção Textual deve ser dotada de semântica, ou seja, precisa ser composta por um código de signos; além de possuir significação e finalidade pré-estipulados.


→ ETIMOLOGIA


A necessidade de uma estrutura bem elaborada pode ser observada, inclusive, nas origens etimológicas da palavra estudada. “Texto” provém do vocábulo latim “textum”, significa tecer/ entrelaçar.

Com isso, entende-se que o texto deve ser produzido cuidadosamente, interligando as informações entre si a fim de zelar para que a informação seja transmitida num todo e não de modo fragmentado.
 


→ DEFINIÇÕES DO DICIONÁRIO AURÉLIO



Em definição do Dicionário Aurélio, texto é:
1. Conjunto de palavras, de frases escritas.
2. Obra escrita considerada na sua redação original e autêntica (por oposição a sumário, tradução, notas, comentários, etc.).
5. Texto manuscrito ou impresso (por oposição à ilustração).
6. Qualquer texto destinado a ser dito ou lido em voz alta.
7. Excerto de língua escrita ou falada, de qualquer extensão, que constitui um todo unificado.



VARIAÇÕES TEXTUAIS


O texto é classificado, primeiramente, segundo seu interesse junto ao receptor; ou seja, de acordo com a intencionalidade nele expressa.


Assim sendo, o texto pode ser:
• Diretivo;
• Expressivo;
• Informativo.





• Texto Diretivo


O texto diretivo age sobre o comportamento do receptor, conduzindo-o à adoção de uma idéia ou à execução de uma ação; pode manifestar-se através de ordens diretas ou de mensagens subjetivas. São exemplos de texto diretivo a bula de remédio, as leis, os livros de auto-ajuda, etc.



• Texto Expressivo



O texto expressivo age sobre as emoções do receptor, sendo produzido a partir dos sentimentos do emissor. Mais do que informar, busca compartilhar a estrutura emocional em que se apoiava o emissor no momento da escrita.
Esse tipo de texto é predominante nos meios literários e a poesia é uma de suas manifestações mais fortes. São exemplos de texto expressivo a crônica, a poesia, etc.

Para compreender melhor o que é uma produção “a partir dos sentimentos do emissor”, observe a obra poética de Roseana Murray:



Receita de Acordar Palavras


Palavras são como estrelas
Facas ou flores
Elas têm raízes pétalas espinhos
São lisas ásperas leves ou densas
Para acordá-las basta um sopro
Em sua alma
E como pássaros
Vão encontrar seu caminho
(MURRAY, 1997)



• Texto Informativo


O texto informativo age sobre o conhecimento do receptor, ampliando-o através do compartilhamento de informações. Seu objetivo é orientar o receptor quanto a algo, aborda conteúdos que abrangem desde fatos (acontecimentos) e pessoas e coisas.

Essa variação está presente em todos os segmentos civilizacionais e sua importância assume proporções infindáveis devido a fatores como a globalização. São exemplos de texto informativo o jornal, a bula de remédio, o livro didático e até mesmo o Plano de Ensino.

Observe o exemplo abaixo:


APENAS 4% DAS ESCOLAS PÚBLICAS TÊM COMPUTADOR EM CLASSE, DIZ PESQUISA


Somente 18% dos professores fazem uso da web na classe. Estudo mostra que 81% das escolas têm laboratório de informática.
Embora 92% das escolas públicas urbanas do Brasil tenham computador com acesso à internet em seu estabelecimento, apenas 4% têm o equipamento instalado em sala de aula. Este é um dos resultados do estudo “Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas Brasileiras”, do Comitê   Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada nesta terça-feira (9). A pesquisa mostrou ainda que apenas 18% dos professores de escolas públicas urbanas do Brasil usam internet na sala de aula.


EXERCITAR...


• Identifique a finalidade do texto abaixo:

O CACHORRO E SUA SOMBRA


Um cachorro, que carregava na boca um pedaço de carne, ao cruzar uma ponte sobre um riacho, vê sua imagem refletida na água. Diante disso, ele logo imagina que se trata de outro cachorro, com um pedaço de carne maior que o seu.

Então, ele deixa cair no riacho o pedaço que carrega, e ferozmente se lança sobre o animal refletido na água, para tomar a porção de carne que julga ser maior que a sua.
Agindo assim ele perdeu a ambos. Aquele que tentou pegar na água, por se tratar de um simples reflexo, e o seu próprio, uma vez que ao largá-lo nas águas, a correnteza levou para longe.
MORAL DA HISTÓRIA: É um tolo e duas vezes imprudente, aquele que desiste do certo pelo duvidoso.
Autor: Esopo
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LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.Vide Adin 3324-7, de 2005


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
[...]
Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
[...]
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Suzana Vieira lança CD com sucessos de telenovelas


Postado em 18 de agosto de 2010 às 15:05 por Lusiana Freire
A atriz Suzana Vieira vai lançar um CD com sucessos de novelas da Globo. O convite foi feito pela gravadora Albatroz, de Portugal. As canções foram escolhidas pela própria atriz.
Entre as canções escolhidas por Susana estão Per Amore, trilha sonora de Por Amor – onde a Suzana viveu a inesquecível megera Branca Letícia de Barros Mota – e Shimbalaiê, de Viver a Vida. Esta é a primeira experiência de Suzana como cantora.
As faixas do disco, que sai em outubro, já foram gravadas. O disco será lançado em Portugal e no Brasil.
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Motivo


Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.
Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias no vento.
Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, - não sei, não sei.
Não sei se fico ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo: - mais nada.
 
(Cecília Meireles)
 
Referências Bibliográficas

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender O Texto: Leitura E Redação. 18 ed. São Paulo: Ática, 2007.
GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação Em Prosa Moderna: Aprenda A Escrever, Aprendendo A Pensar. 24. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
GERALDI, João Wanderley. O Texto Na Sala De Aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2007.
_______________________; CITELLI, Beatriz (Coord.). APRENDER E ENSINAR COM TEXTOS DE ALUNOS. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
RANGEL, Mary. Dinâmicas De Leitura Para Sala De Aula. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2006.
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