5 de novembro de 2012

O Neoclassicismo ou Arcadismo

O balanço (Fragonard, 1768)

O Neoclassicismo pertence à Era Clássica, ou seja, à segunda era da Literatura Portuguesa. Ela estende-se do século XVI ao século XVIII e compreende três períodos, ou escolas: o Renascimento, o Barroco e o Neoclassicismo.


O movimento neoclassicista ocorreu durante a segunda metade do século XVIII, reagindo aos exageros do Barroco. Os autores neoclássicos pretendem restaurar o equilíbrio e o otimismo. 

Predomina nesse período a poesia pastoril e bucólica, como representação ideal da vida simples e natural.  Logo, entretanto, a arte neoclássica vai adquirindo tons emocionais e pessimistas que prenunciam o Romantismo.

Na Itália, as reações contra o Barroco começaram nas últimas décadas do século XVII.
Em 1690 fundou-se em Roma uma sociedade literária – a “Arcádia” –, com a finalidade de combater o barroquismo e de cultivar a poesia anacreônica (lírica amorosa, caracterizada pela graciosidade e delicadeza) e bucólica.

Em Portugal, o Neoclassicismo só teve início em 1756, já no período pombalino, quando alguns escritores, liderados por Antônio Dinis da Cruz e Silva, fundaram a Arcádia Lusitana.



• As Canções Anacreônicas caíram no gosto dos elegantes salões do século XVIII, caracterizam-se pela graça e simplicidade. No entanto, a naturalidade e a ingenuidade são apenas superficiais e camuflam temas sensuais e picantes. Esse tipo de poesia lírica é inspirada nas obras poéticas do poeta grego Anacreonte (segunda metade do século VI a.C.)


Para compreender a essência do movimento, leia atentamente a obra abaixo:



FÍLIS E O AMOR
(Bocage)

Num denso bosque
Pouco trilhado,
E a ternos crimes
Acomodado,

Por entre a rama
Fresca e sombria
Do tenro arbusto
Que me encobria,

Vi sem aljava
Jazer cupido
Junto de fílis,
À Mãe fugido.

Entre as nevadas
Mãos melindrosas
Tinha um fragrante
Festão de rosas.

A mais brilhante
Dele afastando,
Dizia a Fílis
Com riso brando:
“Mimosa Ninfa,
Glória de amor.
Dás-me um beijinho
Por esta flor?”

“sou criancinha,
Não tenhas pejo.”
Sorriu-se Fílis
E deu-lhe o beijo;

Mas o travesso
Logo outro pede
À simples Ninfa
Que lhos obedece.

Que por matar-lhe
Doces desejos,
A cada instante
Repete os beijos.

Assim brincavam
Fílis e Amor,
Eis que o Menino,
Sempre traidor.
Co’a pequenina
Boca risonha
Lhe comunica sua peçonha.

Descora Fílis,
E de repende
Solta um suspiro
D’alma inocente.

Mal que o gemido
Férvido soa
O mau Cupido
Com ele voa.

“Ninguém, ó Ninfa
(Diz a adejar),
Brinca comigo
Sem suspirar.”



Em Fílis e o Amor, o Cupido (equivalente romano do deus grego Eros) foge de sua mãe, Vênus (equivalente romana da deusa grega Afrodite), e se esconde num bosque "denso" e "pouco trilhado". Os adjetivos atribuídos ao bosque, local onde ocorre o desfecho do poema, já insinuam a aura de erotismo contida na obra; os "ternos crimes" são os atos de amor. Cupido convence Fílis de que, por ele ser uma criança, não há maldade em trocar beijos por rosas e, assim enganando-a, lhe transmite o amor. Ao fim Fílis se vê suspirando em desejos, sua figura representa a mulher que ingênua ou inocentemente crê poder divertir-se com o amor sem por ele sofrer.

Note, porém, que as personagens mitológicas não representam a mitologia em si, mas são empregadas como recurso expressivo através do qual se integram cenário, situacionalidade e intencionalidade. A alegoria foi constantemente empregada no Arcadismo.



CONTEXTO HISTÓRICO DO NEOCLASSICISMO PORTUGUÊS
Ano
Acontecimento
1750
Revolução Industrial, teve início na Inglaterra.
1750-1777
Marquês de Pombal, ministro de D. José I, emprega reformas a fim de alinhar Portugal com a Europa iluminista[1]. O Neoclassicismo corresponde ao período do governo pombalino.
1789
Revolução Francesa




[1] O iluminismo foi o mais importante e influente movimento intelectual do século XVIII e propõe basicamente o uso da razão como meio para satisfazer as necessidades do homem. Os movimentos pela independência do Brasil inspiraram-se nas idéias iluministas.




CRONOLOGIA DO NEOCLASSICISMO PORTUGUÊS – SÉCULO XVIII
Ano
Acontecimento
1756
Início do Neoclassicismo. Fundação da Arcádia Lusitana
1825
Término do Neoclassicismo. Início do Romantismo.


No século XVIII o ciclo do ouro das Minas Gerais garantiu o luxo da corte no reinado de Dom João VI, o que rendeu, dentre outras coisas, obras monumentais como o Convento de Mafra...:




























...E o Aqueduto das Águas Livres:















CARACTERÍSTICAS DO NEOCLASSICISMO


• Retorno ao equilíbrio clássico, pela imitação dos autores Greco-latinos e renascentistas; 
• Personagens mitológicas utilizadas alegoricamente;
• Bucolismo e pastoralismo;
• Ambientação no lócus amoenus (lugar ameno);
• Tema do fugere urbem (fugir da cidade);
• Elogio da áurea mediocritas
(mediania de ouro – expressão de Horácio para dizer que uma situação de equilíbrio deve ser preferível a qualquer extremo) ou estoicismo (desprezo dos prazeres, do luxo e da riqueza).







Referências Bibliográficas

AMARAL, Emília. et. all. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. Vol. 1. São Paulo: FTD, 1997.

AMARAL, Emília. et. all. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. Vol. 2. São Paulo: FTD, 1997.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2006.

CÂNDIDO, Antônio. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.

D’ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto I. São Paulo: Ática, 1995.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons e ritmos. São Paulo: Ática, 2007.

MOISÉS, M. A criação literária: prosa I. São Paulo: Cultrix, 2003.

 _________. A criação literária: poesia. São Paulo: Cultrix, 1998.


Print Friendly and PDF

0 comentários:

Enviar um comentário