Linguagem, Língua e Fala
A língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade e por isto é o objeto da linguística propriamente dita. Diferente da fala, que é um ato individual e está sujeito a fatores externos.
Este conceito foi desenvolvido por Saussure (1857 - 1913), um linguista e filósofo suíço. Suas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística como ciência.
• Língua é um código de comunicação adquirido no convívio social, produto do “coletivo”. Por sua homogeneidade, trata-se do objeto de estudo primordial da linguística.
• Linguagem é o modo como cada um faz uso da língua, embora mantenha padrões característicos da vida comum. É heterogênea, passível de alterações a serem realizadas pelo indivíduo que a emprega.
• Fala é a mescla desses de ambas, produto da interação entre língua e linguagem.
CALLOU, Dinah; Yonne. Iniciação à fonética e a fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.CUNHA, Celso & CINTRA, L. A nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.MATEUS, Maria Helena Mira (org). Fonética, fonologia e morfologia do português. 1. Ed. Lisboa: Universidade Aberta, 1990.SILVA, Thais Cristofaro. Exercícios de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2003.SILVA, Thais Cristofaro.. Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2007.
0 comentários:
Enviar um comentário