26 de julho de 2012

Elementos Mórficos

Na composição de uma palavra são encontrados elementos mórficos, estes são:


• Radical – É o elemento que contém o significado básico, principal de uma palavra.
Ex.: Observe o emprego dos radicais “explic”, “dúvid” e “pedr”. 

O que é Morfologia?

Morfologia significa, com base nos seus elementos de origem, o ‘estudo da forma’. Mas o que tal definição nos diz acerca de o que vem a ser morfologia? Não muito, como veremos.

Primeiramente, o termo forma pode ser tomado, num sentido amplo, como sinônimo de plano da expressão, em oposição a plano do conteúdo. Nesse caso, a forma compreende dois níveis de realização: os sons, destituídos de significado, mas que se combinam e formam unidades com significado; e as palavras, as quais por sua vez, têm regras próprias de combinação para a composição de unidades maiores[1]. Mas a palavra não precisa ser interpretada, necessariamente, como a unidade fundamental para representar a correlação entre o plano da expressão e o do conteúdo. Podemos atribuir esse papel ao morfema. Temos aqui, por conseguinte, duas unidades distintas como possíveis centros de interesse de nossos estudos de morfologia.


Gramática Descritiva/ Normativa

A partir de Saussure, os estudos linguísticos concentraram-se no estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona como meio de comunicação entre os seus falantes e na descrição da estrutura que a caracteriza. 

O que é Gramática?

A palavra “gramática” provém do grego grammatiké, pelo latim grammatica, significa ato de ler e de escrever.

A gramática consiste no estudo das regras e normas constituintes da língua, não se limitando ao saber formal. Caracteriza-se como área da linguística responsável por explorar forma, composição, interrelação e propriedades das palavras, orações e demais elementos linguísticos.

24 de julho de 2012

O conhecimento científico e os tipos de conhecimento

O Conhecimento Científico



O conhecimento científico é todo aquele construído com base em observação, análise e experimentação; dentre outras etapas inerentes ao estudo com vistas à elucidação de determinado ser, fenômeno ou objeto.


Referências Bibliográficas - Leitura e Produção de Texto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREQUENTEMENTE USADAS EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO



FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender O Texto: Leitura E Redação. 18 ed. São Paulo: Ática, 2007.


GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação Em Prosa Moderna: Aprenda A Escrever, Aprendendo A Pensar. 24. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.


O que é texto?


“Texto” é o que se obtém ao expor idéias ordenadamente, correlacionando-as de modo que haja coerência; com isso, possibilita-se ao receptor compreender a informação transmitida pelo emissor, e não apenas lê-la a esmo.

Para tanto, toda e qualquer Produção Textual deve ser dotada de semântica, ou seja, precisa ser composta por um código de signos; além de possuir significação e finalidade pré-estipulados.

Referências Bibliográficas - Estudos Literários

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREQUENTEMENTE USADAS EM INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS


AMARAL, Emília. et. all. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. Vol. 1. São Paulo: FTD, 1997.


AMARAL, Emília. et. all. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. Vol. 2. São Paulo: FTD, 1997.


O que é texto?

A comunicação é, desde os primórdios da humanidade, a maneira mais eficaz de compartilhar informações; bem como ideais, anseios e impressões. A necessidade de usá-la alavancou o surgimento de diversas línguas, estas se expandiram pelo mundo e assumiram a qualidade de característica relevante na cultura de um povo.

Referências Bibliográficas - Fonética e Fonologia


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREQUENTEMENTE UTILIZADAS EM FONÉTICA E FONOLOGIA




CÂMARA, Joaquim Matoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
CALLOU, Dinah; Yonne. Iniciação à fonética e a fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.


Linguagem, Língua e Fala


Linguagem, Língua e Fala


A língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade e por isto é o objeto da linguística propriamente dita. Diferente da fala, que é um ato individual e está sujeito a fatores externos.

Referências Bibliográficas - Morfologia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREQUENTEMENTE UTILIZADAS EM MORFOLOGIA


 


AMARAL, Emília et.al. Novas Palavras, Literatura, Gramática, Redação e Leitura. 2° Grau. Editora FTD. São Paulo. 1997.


BENTES, Anna Christina e Mussalim, Fernanda (org.). Introdução À Linguística, Domínios E Fronteiras. 6ª edição. Editora Cortez. São Paulo. 2006.


O que é Etimologia?

A palavra “etimologia” provém do grego etymología, pelo latim etymologia.

A etimologia é um estudo gramático que consiste na análise da origem das palavras e de seus processos de formação; através desse estudo busca compreender seu histórico e significação. Para exemplificar, analisemos etimologicamente a palavra “xadrez” (referente ao jogo):