25 de agosto de 2012

Sinonímia e Antonímia - Sinônimos e Antônimos

As palavras têm sentidos que podem variar, dependendo do contexto em que são empregadas. Às vezes, unindo-se a outras palavras, formam expressões com significados completamente diferentes, como é o caso de cachorro-quente. Esses e outros aspectos também são abrangidos pelos estudos semânticos. 

SINÔNIMO


Entende-se por SINÔNIMO a palavra que possui significado equivalente ao de outro vocábulo, podendo ser um substituído pelo outro, nos mais diversos contextos. Desse modo, são exemplos de sinônimo:

a) Feliz → contente → alegre;

b) Diminuto → pequeno → mínimo;

c) Bonito → belo → lindo;

d) Carro → automóvel → veículo.


Assim sendo, a sinonímia é um recurso frequentemente adotado na produção textual, principalmente em âmbito acadêmico e científico, pois possibilita referenciar um mesmo elemento através de termos variados. O emprego de sinônimos é eficaz e necessário, dado o fato de que a repetição de termos empobrece o texto. Para entender isso, compare os exemplos abaixo:


a)

(Sem o emprego de sinônimos):

Na fazenda de minha avó há árvores muito bonitas e é possível ouvir o canto dos pássaros enquanto mergulho no rio. Lá na fazenda, é impossível não perceber a beleza dos pássaros azuis que se banham no rio gelado.

    

(Com o emprego de sinônimos):

Na fazenda de minha avó há árvores lindas e é possível ouvir o canto dos pássaros enquanto mergulho no rio. Lá no campo, é impossível não perceber a beleza das aves azuis que se banham na água gelada. 



b)

(Sem o emprego de sinônimos):

O papa esteve na capital do país para abençoar o povo brasileiro. Em entrevista, o papa comentou sua satisfação em visitar a capital.


(Com o emprego de sinônimos):

O papa esteve na capital do país para abençoar o povo brasileiro. Em entrevista, o religioso comentou sua satisfação em visitar a grande cidade.




c)

(Sem o emprego de sinônimo)

A palavra "eu" é o sujeito da oração quando é expressa em voz ativa, de modo que "eu" seja o agente da ação. Essa palavra corresponde à primeira pessoa da classe verbal.


(Com o emprego de sinônimo)

A palavra"eu" é o sujeito da oração quando é expressa em voz ativa, de modo que o pronome pessoal seja o agente da ação. Esse vocábulo corresponde à primeira pessoa da classe verbal.



Em discursos mais técnicos, as diferenças de sentido entre palavras sinônimas podem ser muito importantes. Note que na linguagem cotidiana os vocábulos furto roubo portam o mesmo significado; já em âmbito jurídico, roubo é um termo que significa a junção de furto + algum tipo de violência.

Com isso, convém ressaltar que não existem sinônimos perfeitos e, assim, a escolha entre dois sinônimos acaba dependendo de vários fatores, dentre eles o contexto. Note a discrepância de sentido resultante do uso dos mesmos sinônimos em situações diferentes:


a) Rosto e Face

a1. Teu rosto é o mais belo que eu já vi. 

      Tua face é a mais bela que eu já vi. √

 

a2. Em face dos acontecimentos recentes, aconselho o cancelamento das festividades anteriormente planejadas. 

    Em rosto dos acontecimentos recentes, aconselho o cancelamento das festividades anteriormente planejadas. χ


 

b) Costas e dorso

b1. Corajosamente, Joana aproximou-se e extraiu o espinho que feria as costas do animal. 

      Corajosamente, Joana aproximou-se e extraiu o espinho que feria o dorso do animal. 

 

b2. Quero todas as questões respondidas nas costas da folha, ainda hoje. 

      Quero todas as questões respondidas no dorso da folha, ainda hoje. χ



Não confunda sinônimos com palavras homófonas e parônimas. A sinonímia atenta ao significado semelhante que une as palavras, já a homonímia atém-se à proximidade existente entre sons e grafias. Analise os exemplos abaixo:



PALAVRAS HOMÓGRAFAS
(Mesma grafia e significados diferentes)


a) Tenho sede de Deus.

    Tenho uma sede para seu clube.


b) Estive em seu banco nesta manhã.
     (tanto pode referir-se a uma agência bancária como a um acento ou encosto)


 

PALAVRAS HOMÓFONAS
(Grafia diferente, mas som idêntico)


a) Incipiente: iniciante

    Insipiente: ignorante


b) Despercebido: não percebido

    Desapercebido: desprovido 


 

ANTÔNIMO


Entende-se por Antônimo a palavra que possui significado oposto ao de outro vocábulo. Assim como na sinonímia, na antonímia é difícil encontrar um par perfeito de antônimos. 

Observe abaixo alguns exemplos:

a) Bom - mau

b) Feliz - triste

c) Rápido - lento

d) Claro - escuro


Também na antonímia é necessário tomar cuidado com a ação das palavras homônimas homófonas (grafia diferente, mas som idêntico),  como em:


a) Emergir: sair, vir à tona

    Imergir: entrar, mergulhar


b) Emigrante: aquele(a) que sai de determinada cidade, país, etc.

    Imigrante: aquele(a) que entra em determinada cidade, país, etc.



Referências Bibliográficas

CANÇADO, Márcia. Manual de Semântica. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

CEREJA, William Roberto. Gramática Reflexiva.Texto, Semântica e Interação. São Paulo: Atual, 2005.

GUIMARÃES, Eduardo R.J.Textos e Argumentação. Um estudo de conjunções do português. Campinas: Pontes, 2007.

HJELMSLEV, Louis. Ensaios lingüísticos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

ILARI, R. Introdução à semântica. São Paulo: Contexto, 2003.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A Inter-ação pela linguagem. São Paulo: Cortez, 1995.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2002.

MULLER, Ana. Semântica Formal. In: Fiorim, José Luiz. (Org.). Introdução à Linguistica. II Princípios de Análise.. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2003, v. 2, p. 137-159.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Cristina (org). Introdução à lingüística – domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2006.

OLIVEIRA, L.A. Manual de Semântica. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

PERINI, Mário. A Gramática Descritiva do Português. São Paulo: Ática 2000.

ZANDWAIS, Ana (org.) Relações entre pragmática e enunciação. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 2002.

Print Friendly and PDF

Posts Relacionados:

  • Classes de Palavras - Introdução Existem na língua portuguesa dez diferentes tipos de palavras, ou seja, dez classes de palavras (ou classes gramaticais). Observe abaixo os elementos pertencentes a essa classe e suas respectivas descrições. Cla… Leia Mais
  • Sinonímia e Antonímia - Sinônimos e Antônimos As palavras têm sentidos que podem variar, dependendo do contexto em que são empregadas. Às vezes, unindo-se a outras palavras, formam expressões com significados completamente diferentes, como é o caso de cachorro-quen… Leia Mais
  • Mecanismos de Flexão das Palavras A Flexão caracteriza-se como a variação da forma e, consequentemente, de significado de uma palavra. Ocorre apenas quando as palavras são empregadas em um enunciado. Convém ressaltar que somente podem ser flexionadas as pa… Leia Mais
  • O que é Etimologia? A palavra “etimologia” provém do grego etymología, pelo latim etymologia. A etimologia é um estudo gramático que consiste na análise da origem das palavras e de seus processos de formação; através desse estu… Leia Mais
  • O Léxico O LÉXICO[1] Quando dizemos que sabemos uma palavra de nossa língua, levamos em conta uma enorme quantidade de informações. Uma das tarefas da linguística é dar conta desse conhecimento, e essa tarefa não é fácil. Um modo… Leia Mais

0 comentários:

Enviar um comentário