O Barroco pertence à Era Clássica, ou seja, à
segunda era da Literatura Portuguesa. Ela estende-se do século XVI ao século
XVIII e compreende três períodos, ou escolas: o Renascimento, o Barroco e o
Neoclassicismo.
Assim, o movimento barroco se estende do
século XVII a meados do século XVIII, corresponde ao período da Contra-Reforma,
movimento da Igreja Católica em reação à Reforma protestante.
Crucificação de São Pedro (Caravaggio, 1600-1601) |
Amaral (1997) afirma que "A procedência
da palavra 'barroco', como denominação genérica dos estilos da arte
seiscentista, é controversa. Provavelmente teve origem na designação de uma
pérola de forma muito irregular conhecida por 'pérola barroca'".
Convém notar que o Barroco acontece no
momento em que:
→ Os valores do antropocentrismo entram em crise e em
conflito com os valores religiosos.
→ O equilíbrio clássico é substituído por uma angustiada
expressão da pequenez humana diante de Deus.
Os conflitos e contradições entre ideais
antropocêntricos e teocêntricos podem, segundo alguns, explicar o surgimento do
estilo barroco na Espanha, na Itália e em Portugal.
Desse modo, o Barroco seria, portanto, a expressão, nas
artes, da profunda crise ideológica e da multiplicidade de estados de espírito
do homem seiscentista, dividido entre a razão e a fé, entre a mentalidade em
expansão e os valores medievais defendidos pelo clero e pela nobreza.QUAIS CONFLITOS?
Judite e Holofernes (Caravaggio. 1598) |
O Barroco ocorre no período da Contra-Reforma,
movimento promovido pela Igreja Católica em reação contra a Reforma
Protestante.
Nesse momento os valores do antropocentrismo,
já bastante desenvolvido, entra em conflito com os preceitos religiosos.
O homem se descobre humano, Ou seja,
anseia pelo poder, desperta para o desejo, para a malícia, e demais sentimentos
repreendidos pela instituição religiosa.
A angústia resulta da consciência da pequenez
humana diante de Deus.
CRONOLOGIA DO
BARROCO PORTUGUÊS – SÉCULOS XVII e XVIII
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Ano
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Acontecimento
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1580
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Início do Barroco.
Portugal se submete ao domínio espanhol.
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1756
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Término
do Barroco. Início do Neoclassicismo.
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CARACTERÍSTICAS DO BARROCO
• Pessimismo;
• Desequilíbrio entre a razão e a emoção;
• Dualidade, contradição;
• Tendência à ilusão (fuga à realidade
objetiva, subjetividade;
• Tendência à alusão (descrição indireta);
• Predomínio de figuras como a metáfora, a
antítese, o paradoxo, a hipérbole, o hipérbato.
Para
compreender de que forma se manifestam as características barrocas, leia o
poema abaixo:
À
morte de uma dama
(António
Barbosa Bacelar)
Sombras
de um claro sol que me abrasava,
Cinzas de um doce fogo aonde ardia,
Ruínas de uma boca em que vivia,
Cadáver de uma vida que adorava,
Quem te trocou, senhora? O tempo estava
A teus pés, em teu rosto o sol nascia,
De tua vista se compunha o dia,
De tua ausência a noite se formava.
Pois
como pôde o tempo pressuroso,
O dia breve, a noite fugitiva
Mudar um corpo e rosto tão fermoso?
Mas tanto sol e luz, tão excessiva
Ardendo de contínuo, era forçoso
Trocar-se em cinza morta a flama viva.
Cinzas de um doce fogo aonde ardia,
Ruínas de uma boca em que vivia,
Cadáver de uma vida que adorava,
Quem te trocou, senhora? O tempo estava
A teus pés, em teu rosto o sol nascia,
De tua vista se compunha o dia,
De tua ausência a noite se formava.
O dia breve, a noite fugitiva
Mudar um corpo e rosto tão fermoso?
Mas tanto sol e luz, tão excessiva
Ardendo de contínuo, era forçoso
Trocar-se em cinza morta a flama viva.
A
irregularidade, em contraposição à simetria e à regularidade do Classicismo, é
a marca do novo estilo, expressando o pessimismo, o conflito, o desequilíbrio
entre a razão e a emoção.
Dentre as figuras de linguagem frequentemente
adotadas no Barroco, destacam-se:
• Antítese: é a exposição de duas palavras, ideias ou expressões que
se contrapõem. Ex.:"Se os olhos vêem com amor, o corvo é branco; se com
ódio, o cisne é negro". (Pe. A. Vieira)
• Hipérbato: é a inversão violenta dos termos da frase.
Ex.: "A quem tirar não pode o mundo
nada". (F. M. de Melo)
• Hipérbole: é o uso de uma expressão deliberadamente exagerada:
Ex.: Chorava rios de alegria.
• Metáfora: é o uso de uma palavra em seu sentido figurado, ou
estabelecendo relação através de conceitos semânticos.
Ex.: O coronel é não menos que uma raposa
velha.
Raposa velha =
pessoa astuta, dotada de esperteza.
Narcissus (Caravaggio, 1597) |
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