O balanço (Fragonard, 1768) |
O Neoclassicismo pertence à Era
Clássica, ou seja, à segunda era da Literatura Portuguesa. Ela estende-se do
século XVI ao século XVIII e compreende três períodos, ou escolas: o
Renascimento, o Barroco e o Neoclassicismo.
O movimento neoclassicista ocorreu durante a
segunda metade do século XVIII, reagindo aos exageros do Barroco. Os autores
neoclássicos pretendem restaurar o equilíbrio e o otimismo.
Predomina nesse período a poesia pastoril e
bucólica, como representação ideal da vida simples e natural. Logo,
entretanto, a arte neoclássica vai adquirindo tons emocionais e pessimistas que
prenunciam o Romantismo.
Na Itália, as reações contra o Barroco começaram
nas últimas décadas do século XVII.
Em 1690 fundou-se em Roma uma sociedade
literária – a “Arcádia” –, com a finalidade de combater o barroquismo e de
cultivar a poesia anacreônica (lírica amorosa, caracterizada pela
graciosidade e delicadeza) e bucólica.
Em Portugal, o Neoclassicismo só teve
início em 1756, já no período pombalino, quando alguns escritores, liderados
por Antônio Dinis da Cruz e Silva, fundaram a Arcádia Lusitana.
• As Canções Anacreônicas caíram no
gosto dos elegantes salões do século XVIII, caracterizam-se pela graça e
simplicidade. No entanto, a naturalidade e a ingenuidade são apenas
superficiais e camuflam temas sensuais e picantes. Esse tipo de poesia lírica é
inspirada nas obras poéticas do poeta grego Anacreonte (segunda metade do
século VI a.C.)
Para compreender a essência do movimento,
leia atentamente a obra abaixo:
FÍLIS E O AMOR
(Bocage)
Num denso bosque
Pouco trilhado,
E a ternos crimes
Acomodado,
Por entre a rama
Fresca e sombria
Do tenro arbusto
Que me encobria,
Vi sem aljava
Jazer cupido
Junto de fílis,
À Mãe fugido.
Entre as nevadas
Mãos melindrosas
Tinha um fragrante
Festão de rosas.
A mais brilhante
Dele afastando,
Dizia a Fílis
Com riso brando:
“Mimosa Ninfa,
Glória de amor.
Dás-me um beijinho
Por esta flor?”
“sou criancinha,
Não tenhas pejo.”
Sorriu-se Fílis
E deu-lhe o beijo;
Mas o travesso
Logo outro pede
À simples Ninfa
Que lhos obedece.
Que por matar-lhe
Doces desejos,
A cada instante
Repete os beijos.
Assim brincavam
Fílis e Amor,
Eis que o Menino,
Sempre traidor.
Co’a pequenina
Boca risonha
Lhe comunica sua peçonha.
Descora Fílis,
E de repende
Solta um suspiro
D’alma inocente.
Mal que o gemido
Férvido soa
O mau Cupido
Com ele voa.
“Ninguém, ó Ninfa
(Diz a adejar),
Brinca comigo
Sem suspirar.”
Em Fílis e o Amor, o Cupido (equivalente romano do deus grego Eros) foge de sua mãe, Vênus
(equivalente romana da deusa grega Afrodite), e se esconde num bosque
"denso" e "pouco trilhado". Os adjetivos atribuídos ao
bosque, local onde ocorre o desfecho do poema, já insinuam a aura de erotismo
contida na obra; os "ternos crimes" são os atos de amor. Cupido
convence Fílis de que, por ele ser uma criança, não há maldade em trocar beijos
por rosas e, assim enganando-a, lhe transmite o amor. Ao fim Fílis se vê
suspirando em desejos, sua figura representa a mulher que ingênua ou
inocentemente crê poder divertir-se com o amor sem por ele sofrer.
Note, porém, que as personagens mitológicas não representam a mitologia em si, mas são empregadas como recurso expressivo através do qual se integram cenário, situacionalidade e intencionalidade. A alegoria foi constantemente empregada no Arcadismo.
CONTEXTO HISTÓRICO
DO NEOCLASSICISMO PORTUGUÊS
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Ano
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Acontecimento
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1750
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Revolução
Industrial, teve início na Inglaterra.
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1750-1777
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Marquês
de Pombal, ministro de D. José I, emprega reformas a fim de alinhar Portugal
com a Europa iluminista[1].
O Neoclassicismo corresponde ao período do governo pombalino.
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1789
|
Revolução
Francesa
|
[1] O iluminismo foi o
mais importante e influente movimento intelectual do século XVIII e propõe
basicamente o uso da razão como meio para satisfazer as necessidades do homem.
Os movimentos pela independência do Brasil inspiraram-se nas idéias
iluministas.
CRONOLOGIA
DO NEOCLASSICISMO PORTUGUÊS – SÉCULO XVIII
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Ano
|
Acontecimento
|
1756
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Início
do Neoclassicismo. Fundação da Arcádia Lusitana
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1825
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Término
do Neoclassicismo. Início do Romantismo.
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No século XVIII o ciclo do ouro das Minas
Gerais garantiu o luxo da corte no reinado de Dom João VI, o que rendeu, dentre
outras coisas, obras monumentais como o Convento de Mafra...:
CARACTERÍSTICAS DO
NEOCLASSICISMO
• Retorno ao equilíbrio
clássico, pela imitação dos autores Greco-latinos e renascentistas;
• Personagens
mitológicas utilizadas alegoricamente;
• Bucolismo e pastoralismo;
• Ambientação no lócus amoenus (lugar
ameno);
• Tema do fugere urbem (fugir
da cidade);
• Elogio da áurea mediocritas
(mediania de ouro –
expressão de Horácio para dizer que uma situação de equilíbrio deve ser
preferível a qualquer extremo) ou estoicismo (desprezo dos prazeres,
do luxo e da riqueza).
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