O QUE É DIDÁTICA?
A
Didática é indispensável ao profissional que exerça a função docente,
caracterizando-se como disciplina de grande importância em todo e qualquer
curso de formação de professores. Talvez por isso, ao mencionarmos a
disciplina, seja comum ouvir que “é para quem vai ser professor”; ou, ainda,
nos depararmos com críticas que se iniciem com: “fulano é muito inteligente,
tem muito conhecimento, mas não tem didática”. No entanto, essas “noções” são
muito gerais e não raro quem as emprega desconhece a finalidade e a
constituição da disciplina. Assim sendo, nos convém perguntar: Afinal, o que é
a Didática?
ANÁLISE
ETIMOLÓGICA
Fazenda
(2007) nos diz que: a palavra “didática” provém do grego. Deriva do verbo didasko,
que significa “ensinar, instruir, expor claramente, demonstrar”. [...] Vejamos
outros termos da mesma língua:
• Didaktikós:
apto para a docência;
• Didaktiké:
ensinando;
• Didaskalía:
ensino, com uma acepção dupla no campo do ensino e do teatro.
Derivado
do verbo didasko (ensinar, ensino), que significa literalmente o
relativo ao ensino, a atividade instrutiva. Portanto, de acordo com essa
acepção, poder-se-ia definir a didática como a ciência ou a arte do ensino.
CONCEITO
Desde
o princípio, o termo “didática” associa-se ao ato de ensinar, de conduzir o
ensino. No Dicionário Aurélio, Didática possui o significado único de “técnica
de dirigir e orientar a aprendizagem”.
A
momento, interessa-nos conhecer o conceito proposto por Libâneo (1990), quando
ele explica que Didática é “uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o
processo de ensino através de seus componentes – os conteúdos escolares, o
ensino e aprendizagem – para, com o embasamento numa teoria da educação formular
diretrizes orientadoras da criatividade profissional dos professores” e que
“investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os
fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das
relações entre docência e aprendizagem”.
Em
síntese, pode-se dizer que a Didática estuda como conduzir o processo
de ensino-aprendizagem, como transmitir conhecimentos. É a ciência
que ocupa-se das estratégias, metodologias e práticas de ensino e de
aprendizagem. Para compreender melhor, entenda o que são alguns elementos
inerentes à Didática:
• Aprendizado: é
a absorção, aquisição, evolução de saberes e conhecimentos. Impulsiona o
desenvolvimento intelectual do educando e reflete-se em ações que exijam seu
empenho cognitivo.
• Educação: é
o processo evolutivo através do qual o ser humano desenvolve a capacidade
física, intelectual e moral. Ocorre em diversas instituições, como a escola, a
família, a igreja, a sociedade, etc.;
• Ensino: é
a transmissão de conhecimentos e tudo o que ela envolve, abrange ações como a
formação e a orientação;
• Pedagogia: é
uma ciência que busca estudar e conhecer a teoria e a prática da educação, bem
como os elementos a ela relacionados.
São
questionamentos base da Didática:
OBJETO
DE ESTUDO DA DIDÁTICA
Tendo
compreendido o que é a Didática, percebe-se que seu objeto de estudo é a
educação, no contexto escolar, bem como suas implicações e elementos
constituintes. Assim sendo, são abrangidos pela Didática: estratégias e métodos
de ensino, o professor, o aluno e o processo de ensino-aprendizagem como um
todo.
O
PAPEL DA DIDÁTICA
É
papel da Didática:
• Percepção e compreensão
reflexiva e critica das situações didáticas no seu contexto histórico e social;
• Compreensão crítica do
processo de ensino (competência para transmissão e assimilação dos
conhecimentos);
• Compreensão da unidade:
objetivos-conteúdos-métodos tarefas importantes de planejamento, direção do
processo de ensino e aprendizagem e avaliação.
• Domínio dos métodos,
procedimentos e formas de direção, organização e controle de ensino.
POR
QUE ESTUDAR DIDÁTICA
Freire
(1996) ressalta que “formar é muito mais do que puramente treinar o educando no
desempenho de destrezas”. É preciso estudar a didática, compreendê-la e
empregá-la no cotidiano escolar, enquanto educador, para que o processo de
ensino-aprendizagem não figure como uma transmissão de conhecimentos que ocorre
de forma limitada e descontextualizada. Para que o ensino se dê de forma
eficaz, dentre muitos fatores, é necessário que o professor adote metodologias,
métodos e práticas de ensino que atendam às necessidades do educando,
garantindo o sucesso de sua formação educacional. Todos esses elementos são
abrangidos pela Didática.
Não
obstante, a eficácia do ensino resulta da dedicação de ambas as partes ao
estudo e empenho constantes. Furter (1986) afirma que “o domínio de uma
profissão não exclui o seu aperfeiçoamento. Ao contrário, será sempre mestre
quem continuar aprendendo”. O bom educador é aquele que, além de ter domínio
sobre o conteúdo proposto, consegue fazer-se ouvir e compreender pelo aluno.
Para tanto, é necessário conhecer as muitas formas de transmitir saberes e
conhecimentos, de relacionar-se com os discentes, de manter uma comunicação
ativa e exitosa. A Didática é a disciplina através da qual é possível
aperfeiçoar-se e evoluir não apenas em termos didáticos.
Referências
Bibliográficas
BRANDÃO, Carlos
Rodrigues. O Que é Educação.
19.ed. Editora Brasiliente. São Paulo: 1989.
CANDAU, Vera Maria
(org.) Didática, Currículo e
Saberes Escolares. Editora DP&A. Rio de Janeiro: 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina
Arantes. Didática e
Interdisciplinaridade. Editora Papirus. São Paulo: 1998
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes
Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. São Paulo: 1996.
HADALD, R. Didática e Prática de Ensino: Aspectos
Ideológicos, Científicos e Técnicos. Editora EPU. São Paulo: 1981.
LETRA, Pedagogia ao Pé da. Prática Educativa, Pedagogia e Didática.
Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/pratica-educativa-pedagogia-e-didatica/>
Acesso em 03 Fev. 2013.
LIBÂNEO, J.C. Didática. Editora Cortez. São Paulo:
1995.
VEIGA, Ilma P.A. Didática:
O Ensino e suas Relações. Editora
Papirus. São Paulo: 1996.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa – Como ensinar.
Editora Artmed. Porto Alegre: 1998.
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