“É preciso diminuir a distância entre o
que se diz e o que se faz, até que, em um dado momento, a tua fala seja a tua
prática.” (Paulo Freire)
Em primeira instância, pode-se dizer
que a prática docente é a atividade desenvolvida pelo professor, ou seja, é o
ato de ensinar. No entanto, é preciso compreender melhor o que é essa prática e,
para isso, identificar alguns dos seus componentes principais. São elementos
indissociáveis da prática docente:
• Aluno – É fator determinante na prática
educativa, pois seu relacionamento com o professor e com a disciplina, bem como
sua resposta à metodologia de ensino adotada pelo professor, norteiam o
planejamento e a operacionalização das aulas. É dever do educador transmitir
conhecimentos de modo a atender às necessidades educacionais do aluno, incentivando
seu desenvolvimento cognitivo.
• Disciplina – A disciplina é uma ciência, ou
seja, uma área de conhecimento sistematizado, com interesses, métodos,
objetivos e demais especificidades próprias. Cada disciplina possui sua maneira
de averiguar os fatos, às vezes com métodos científicos comuns ou parecidos aos
de outras ciências, mas sempre com objetivos específicos de um só campo de
estudos.
• Conteúdos de
Aprendizagem – Os
conteúdos de aprendizagem são saberes pertinentes à disciplina, ou seja, técnicas
e abordagens que se ramificam a fim de analisar aspectos diversos, com focos e
finalidades vários, dentro de um mesmo tema.
• Objetivos – É o que se espera como resultado da
prática educativa, a curto, médio ou longo prazo. Ramifica-se em Geral e Específico;
• Metodologia – É a linha de raciocínio adotada
para nortear as ações em sala de aula, ou seja, o conhecimento que orienta a
postura do professor. A escolha da metodologia orienta a definição do método de
ensino;
• Método – É o conjunto de ações, técnicas ou
passos elencados a fim de alcançar, de modo sistematizado, um determinado
objetivo;
• Recurso Didático – É todo e qualquer material
utilizado em aula como parte do processo de ensinoaprendizagem.
• Avaliação – É o conjunto de atividades
desenvolvidas a fim de analisar o desempenho e a evolução cognitiva do aluno. Constitui-se
não apenas de avaliações escritas, como provas e trabalhos, mas também da
observação do desenvolvimento do educando em sala de aula.
Leia o conto abaixo e tente
identificar como se aplicam esses elementos.
O
TELEFONE
A aula daquele dia foi especialmente
preparada pela professora para enfatizar a importância de escrever o texto com
muito cuidado, caprichando nos elos de coesão e atentando à coerência, para que
não houvesse prejuízo do sentido. A educadora explicou que os textos são
transmitidos muitas vezes, de diversas formas, e que se não forem bem
elaborados podem perder sua mensagem original nesse processo. Para
exemplificar, solicitou aos alunos que se dispusessem em roda, deixando um
breve espaço onde ela poderia permanecer de pé e anunciou que iria
apresentar-lhes a dinâmica do telefone sem fio.
Ao final da aula, porém, Joãozinho
aproximou-se da professora e disse:
– Professora, entendi a proposta de hoje e aprendi o conteúdo, mas fiquei com uma dúvida. Aqui, pudemos ouvir o que o colega diz porque estamos ao seu lado, mas e no telefone com fio, aquele que ligamos na tomada, como nossa voz vai de um lugar a outro?
– Professora, entendi a proposta de hoje e aprendi o conteúdo, mas fiquei com uma dúvida. Aqui, pudemos ouvir o que o colega diz porque estamos ao seu lado, mas e no telefone com fio, aquele que ligamos na tomada, como nossa voz vai de um lugar a outro?
Com essa questão em mente, e
aproveitando o fato de a aula do dia seguinte ser de física, a professora fez
um planejamento com base nos tópicos seguintes:
•
Disciplina: Física
•
Conteúdo: Ondas sonoras
•
Objetivo: Conceituar ondas tridimensionais, demonstrando sua aplicação prática
e utilidade no cotidiano.
•
Metodologia: orientada pelo modelo empirista.
•
Método: exposição de conteúdo, dinamização e experimentação através da criação
de um telefone de cordel.
•
Recurso Didático: 2 copos descartáveis, 1 lapiseira, barbante.
Após expor o conteúdo, conceituando
Ondas Tridimensionais e exemplificando no decorrer da explicação, a professora
convidou os alunos a fazerem um experimento onde poderiam verificar a
veracidade da teoria e perceberem, por si sós, como as ondas se propagam. Para
tanto, transmitiu-lhes as seguintes orientações:
•
Usando a lapiseira, faça um furo no fundo de cada copo. O furo deve ser bem
centralizado;
•
Insira a ponta do barbante no furo do copo e dê um nó;
•
Agora os copos devem estar ligados pelo barbante. Entregue um copo a um colega,
afaste-se a uma pequena distância e fale dentro de seu copo enquanto seu colega
aproxima o copo do ouvido.
O que você acha que aconteceu?
Referências Bibliográficas
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Que é Educação. 19.ed. Editora Brasiliente. São Paulo: 1989.
CANDAU, Vera Maria (org.) Didática, Currículo e Saberes Escolares. Editora DP&A. Rio de Janeiro: 2002.
CASTRO, Amélia Domingues de. A Trajetória Histórica da Didática. Série Idéias, n° 11, pgs. 15-25. Editora FDE. São Paulo: 1991.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e Interdisciplinaridade. Editora Papirus. São Paulo: 1998
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. São Paulo: 1996.
HADALD, R. Didática e Prática de Ensino: Aspectos Ideológicos, Científicos e Técnicos. Editora EPU. São Paulo: 1981.
JAEGER, Werner Wilhelm, 1888-1961. Paidéia: A Formação do Homem Grego. Tradução: Artur M. Parreira. 4ª ed. Editora Martins Fontes. São Paulo: 2001.
LETRA, Pedagogia ao Pé da. Prática Educativa, Pedagogia e Didática. Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/pratica-educativa-pedagogia-e-didatica/> Acesso em 03 Fev. 2013.
LIBÂNEO, J.C. Didática. Editora Cortez. São Paulo: 1995.
MIRANDA, Margarida. “Ratio Studiorum”. Disponível em: <http://dererummundi.blogspot.com.br/2010/01/ratio-studiorum-dos-jesuitas.html> Acesso em 18 de Fev. 2013.
PESANHA, José de Américo Motta. Santo Agostinho (354-430) Vida e Obra p. VI – XXIV in Os Pensadores, Santo Agostinho. São Paulo: Abril Cultural 1980.
PLATÃO. A República. Tradução: Enrico Corvisieri. Editora Nova Cultural. São Paulo: 2004.
VEIGA, Ilma P.A. Didática: O Ensino e suas Relações. Editora Papirus. São Paulo: 1996.
ZABALA, Antoni. A prática Educativa – Como ensinar. Editora Artmed. Porto Alegre: 1998.
Fonte das imagens:
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/telefone-sem-fio/4e42d91c5cf358183f00001d.html
http://fazendo-festa.net/wp-content/uploads/2015/05/Telefone-sem-Fio-1.jpg
0 comentários:
Enviar um comentário