19 de novembro de 2012

Romantismo


As rochas brancas de Rugen,
de Friedrich (1774-1840)

O Romantismo pertence à Era Romântica da Literatura Portuguesa. Ela estende-se do século XIX aos dias atuais e compreende quatro períodos ou escolas: Romantismo, Realismo/ Naturalismo, Simbolismo e Modernismo.

O Romantismo ocorreu durante a primeira metade do século XIX, é a escola literária que representa a mentalidade burguesa, predominante a partir do final do século XVIII.

A literatura torna-se extremamente subjetiva e exageradamente emocional.

Ao autor romântico interessa sobretudo a expressão das emoções que a realidade provoca. Nem a Mulher (idéia), nem a mulher real, mas o sonho, a fantasia, a imagem provocada pelo desejo.

5 de novembro de 2012

O Neoclassicismo ou Arcadismo

O balanço (Fragonard, 1768)

O Neoclassicismo pertence à Era Clássica, ou seja, à segunda era da Literatura Portuguesa. Ela estende-se do século XVI ao século XVIII e compreende três períodos, ou escolas: o Renascimento, o Barroco e o Neoclassicismo.


O movimento neoclassicista ocorreu durante a segunda metade do século XVIII, reagindo aos exageros do Barroco. Os autores neoclássicos pretendem restaurar o equilíbrio e o otimismo. 

Predomina nesse período a poesia pastoril e bucólica, como representação ideal da vida simples e natural.  Logo, entretanto, a arte neoclássica vai adquirindo tons emocionais e pessimistas que prenunciam o Romantismo.

O Barroco


O Barroco pertence à Era Clássica, ou seja, à segunda era da Literatura Portuguesa. Ela estende-se do século XVI ao século XVIII e compreende três períodos, ou escolas: o Renascimento, o Barroco e o Neoclassicismo.